Tarifas PAYT
Para se proceder à aplicação de uma nova estrutura tarifária é necessário ter-se em conta os impactos que esta pode desprender nos munícipes e na produção de resíduos. Para fazer face a estes impactos, existem vários tipos de estruturas tarifárias que podem ser mais ao menos complexas de acordo com a comunidade onde são aplicadas.
As estruturas tarifárias usualmente aplicadas são:
- Sistema de taxa proporcional: caracteriza-se por ser a estrutura tarifária mais simples de aplicar. Neste tipo de sistema é cobrada aos munícipes uma taxa fixa pelo serviço de recolha e tratamento de resíduos.
- Taxa variável: é aplicada uma taxa que varia de acordo com a quantidade de resíduos recolhidos.
- Tarifa de componente dupla: é cobrada aos munícipes uma taxa fixa e uma taxa variável. A taxa fixa tem como objetivo cobrir os custos fixos do serviço sendo que a taxa variável é deduzida em função da quantidade de resíduos colocados para recolha de forma a cobrir os custos variáveis do sistema.
- Tarifa de Multicompetentes: é aplicada uma taxa fixa para cobrir os custos fixos do sistema e várias taxas variáveis que variam de acordo com a quantidade de resíduos colocados para recolha.
Fonte: payt.info