PAYT e a Prevenção de Resíduos
De acordo com a Diretiva 2008/98/CE a gestão de RU’s, deve seguir uma hierarquia preferencial, sendo a prevenção de resíduos a ação prioritária a ter em conta.
A prevenção de resíduos pode ser assim definida como um conjunto de medidas tomadas antes de um produto se transformar em resíduo, destinadas a promover a redução de resíduos produzidos assim como a diminuição da sua perigosidade.
Deste modo, consideram-se atividades que englobam a prevenção de resíduos a reutilização de produtos e materiais, compostagem doméstica ou coletiva, redução da quantidade de resíduos, aproveitamento de produtos, prolongamento do tempo de vida do produto, diminuição do teor de substâncias nocivas presentes nos materiais, entre outras.
Reduzir a quantidade de resíduos na fonte significa reduzir o custo da gestão de resíduos. Contudo, a prevenção de resíduos não é, na maioria das vezes, fácil de aplicar, na medida em que ainda há falta de conhecimento sobre a eficiência das estratégias a implementar, assim como também há dificuldades na análise e avaliação dos resultados da implementação das ações de prevenção.
Neste sentido, a aplicação de sistemas PAYT revela-se uma estratégia de sucesso na prevenção e redução de resíduos, na medida em que incentiva os cidadãos a repensar a quantidade de resíduos que produzem levando-os a reduzir essas mesmas quantidades.
Fonte: payt.info